segunda-feira, 15 de julho de 2013

O PRAZER DE SER CORREDOR / TREINANDO NAS DUNAS


Audir, Jane, Cristiane, Thais, Cristiana, Lu Bastos, Berilo, Pedro, Rosevaldo, Paulo, Rogério, Deja, Cristiano, Derneval, Valdir, Alan, Morcegão, Rosivaldo, Rubem, Van, Vitório, Joel e Moésio

Há quase sete anos a corrida entrou em minha vida, pegando-me pelo pé inusitadamente pela veia da competitividade.

Como ciclista jamais havia participado de uma competição e sequer tolerava que chamassem nossas pedaladas de treino. O grande barato em cima da magrela para mim sempre foi “dar uma volta”, principalmente quando este passeio me leva a outras cidades.

Talvez por julgar o espírito competitivo algo menor e incompatível com o verdadeiro amor ao esporte, por muito tempo enxerguei-me apenas como o “bicicleteiro” (sempre gostei mais desta denominação) que corria.

Mas o tempo passou...

Sem deixar de ser competitivo, descobri nas corridas, sobretudo nas mais lentas, um prazer muito semelhante ao que sou exposto quando sinto no rosto o carinho do vento enquanto pedalo, e então, caminho natural, da mesma forma que sempre busquei levar pessoas a “bicicletar” passei, também, a apresentá-las à corrida.

Convicto da minha porção corredor, como incentivador de encontros tão positivos como o deste domingo, hoje tenho que admitir que a sensação  é um misto de orgulho e gratidão às pessoas que fazem acontecer estes eventos.

É emocionante ver a energia boa desta galera que em plena madrugada, antevendo as endorfinas que estão por lhes envolver, vibra, canta, ri e dança, celebrando o encontro e o fato de estarem ali. Naquela hora somos todos iguais.

A despeito da festa e de toda beleza, 1 hora e meia nas Dunas é um desafio de bom tamanho para qualquer nível de condicionamento e traz grande satisfação saber que, independente do número de voltas e/ou tempo em que estiveram desfrutando daquele verdadeiro presente de Deus, as 24 pessoas envolvidas saíram de lá contentes com suas “performances”.

Por volta das 9 da manhã, com o agradável sentimento de “já ter ganho o dia” e libertos  de toda e qualquer culpa, entre macaxeiras, cuscuzes e sucos de frutas, encerramos nossos trabalhos com um substancioso café da manhã sertanejo.

Boa semana!


























































17 comentários:

  1. Perfeito!!!
    \0/\0/\0/\0/\0/\0/\0/\0/\0/\0/
    A esses 24 Campeões de qualidade de vida e a voce GRANDE Roberto pela inovação e criatividade, resgatando em todos o prazer desse contato exuberante com a natureza e as belezas naturais que tanto nos cerca de forma tão grandiosa e que somos tão fartamente abençoados em te-las com tanta abundancia e tão majestosa em todo seu encanto e beleza!!
    Parabéns!!!
    NÃO TEM PREÇO!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigado, Beth!
      Era pra você estar nessa brincadeira também!
      Abraços!

      Excluir
  2. Roberto, correr é tudo de bom, correr em meio a natureza, cercada de paisagens incríveis, tão exuberantes, e ao lado de colegas tão cheios de vitalidade, não tem preço. A experiência foi incrível, sem palavras. Obrigada !!! Thais Romeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado a você pela presença.
      Quanta conversa foi aquela? 1 hora e meia de treino o não deu conta de todo assunto que vocês (Cristiana e vc) tinham pra colocar em dias...rs
      Abraços!

      Excluir
  3. Fantástico!!! Deus continue abençoando todos vocês. Roberto, continue assim com essa energia e alegria contagiante.

    Abraços,

    Márcia e Chico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daqui a alguns dias se Deus quiser estaremos juntos em nosso Ultralongão.
      Obrigado e abraços!

      Excluir
  4. A vida nos proporciona momentos que já mais serão esquecidos, principalmente quando juntamos amigos, alegria, saúde,e uma referencia primorosa de um lugar com uma beleza natural apreciável. Espero que próximo seja ao mais breve possível.
    Grato!

    Parabéns a todos.

    ResponderExcluir
  5. Parabens a todos que estiveram presente neste treino, desta vez, o trabalho nao me possibilitou, mas saibam que nao parei de pensar em voces e enviar energías positivas.
    Forte abraco a todos,

    Bruno Fraga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno, Na véspera do dia dos pais faremos o último longao antes da Maratona e para ficar bem legal e sonoro será na estrada - Salvador (km0) / Barra do Jacuípe - 32 km. Vamos montar alguma estrutura de apoio (provavelmente com bike) e estamos contando com sua presença.
      Abraços!

      Excluir
  6. Amigo Roberto, você é o maior motivador que conheço. Correr com você e o grupo de amigos que reúne, é simplesmente fantástico! desta vez eu perdi, mas se Deus quiser estarei na próxima. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo Amâncio,
      Tenho certeza que fico pelo menos em segundo lugar, porque mais motivador do que você (um verdadeiro exemplo de vida) e sua história está para aparecer.
      Abraços!

      Excluir
  7. Robertão, que Deus continue te abençoando sempre e te dando forças. E com essa energia vem motivando a todos sempre com novos treinos. Abraço a todos os participantes desse treino nas dunas. E fico no aguardo do próximo treino.

    Valeu.
    Rogério.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Rogério.
      No dia 09/08 a gente vai juntar a galera para correr na estrada do coco.
      A gente se fala.
      Abraços!

      Excluir
  8. Fala Roberto treinar nessas dunas com certeza é showwww hein, além de fazer uma boa musculação para as pernas ela proporciona muitas alegrias entre os amigos, estou aqui do Rio babando desse treino de vcs...Parabéns...
    Ahhh o legado do Cristiano, vc e do Amaral ficou aqui no Rio desta vez foram 04 homens e 02 mulheres que fizeram a double Maratona do Rio...

    Bons treinos

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  9. Jorge,
    Vi que o Aureo e a Tomiko fizeram a double este ano.
    Quando vc tiver uma missão para o lado da Bahia me avisa que vou preparar um ultra treino para você.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Deus abençoe a todos, vocês estão ótimo nesse treino nas dunas, correr na areia é fundamental para o atleta, fortalecer a musculatura para uma competição, respirar o ar puro logo cedinho muito bom para os pulmões, tomar banho de sol cedinho também é bom para pele e para todo bem estar da saúde por isso que o atleta tem saúde de ferro. um abraço um todos.

    ResponderExcluir