domingo, 24 de março de 2013

EQUILIBRANDO / LAGOA DO ABAETÉ


O mês de março está finalmente chegando ao fim e nesta última semana a tal “planilha recheada de tiros” sacada por Marcelo Augusti atingirá seu ápice.

Por falar no Mestre, este mês sua coluna “Treinamento” na Revista CR está com uma matéria que é um verdadeiro alerta a todo corredor competitivo, “Quando o treino se volta contra o corredor”, que vale muito a pena dar uma conferida.

Numa de nossas conversas sobre o texto, ele disse que seu objetivo era realmente chamar a atenção para um ponto que é comum entre os corredores: o treinar demais.

“Há momentos em que será necessário treinar demais, mas isso não dá para ser feito o ano todo, a semana toda, em todos os treinos. Tem gente que abusa muito e acaba comprometendo a própria saúde, o que não é nada bom. Melhor deixar isso apenas para os profissionais, pelo menos eles são recompensados financeiramente. Para nós, que não vemos a cor das notas, o mais sensato é o equilíbrio. Por isso, sempre que sentir que não será possível completar o treino proposto, faça outra coisa ou descanse. Nada vale mais do que estar bem no dia seguinte para poder continuar fazendo aquilo que se gosta!”

Pensando nestas coisas e me preparando para a difícil semana que entra, achei mais sensato programar para hoje um treino mais leve em torno da Lagoa do Abaeté.

com Pedro nas Dunas
 Com a concorrência da prova Adidas não foi possível reunir o tanto de pessoas que imaginei, mas o trio que formamos (Pedro Bueno, eu e Vanuza Lins) foi suficiente para garantir um gostoso treino em ritmo tranquilo com causos, estórias e risos do começo ao fim.

Pedro e Vanuza na trilha

O trajeto, que partiu exatamente às 5:30 da Alameda Praia de Garapuá,  levou-nos  pelas Dunas em direção à lendária Lagoa.

Ao final da travessia da imensidão de areia entramos no asfalto e, orientados pelo Farol de Itapoan, com cerca de 7 quilômetros rodados,  retornamos ao ponto inicial para nova passagem por entre as Dunas, que neste momento, emolduradas por um lindo arco-íris, estavam ainda mais belas.


A partir do asfalto mudamos o caminho de volta e seguimos pelo final de linha do Abaeté para sairmos na Av. Dorival Caimmy, por onde retornamos, revigorados e contentes pelo “dever” cumprido, ao local de partida.

Boa Semana!


Farol de Itapoan








4 comentários:

  1. Que beleza Roberto! Treinar nas dunas é dureza, mas é muito agradável. Qualquer dia destes quero voltar lá, se possível com meus amigos do Sport Run Club, levados também por nosso parceiro Pedro Bueno, que certamente gostou muito, pois "essa é sua praia"!!!Parabéns! abraços. Amâncio.

    ResponderExcluir
  2. Amâncio,
    O prazer de correr nas dunas sempre acaba sobrepondo-se a dureza do treino. Pedro Bueno já está em sua segunda brincadeira por lá e pelo visto também se apaixonou por aquilo ali.
    É uma ótima ideia levar os amigos da Sport Run para lá.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Roberto!
    É sempre um prazer os momentos que passamos treinando ao seu lado principalmente pelos sentimentos que você nos transmite pelo prazer de correr, pedalar e a sua proximidade com a natureza. Espero algum dia dispor de tempo (mais um monte de coisas, risos...) suficiente para acompanhá-lo em uma de suas jornadas! Transmita também a Vanusa minha gratidão! Uma grande companheira!!!...
    Fortes abraços para ambos!...
    Pedro Bueno

    ResponderExcluir
  4. Pedro Bueno,
    A sensação de prazer é recíproca.
    Valeu a companhia!
    Abraços!

    ResponderExcluir