domingo, 30 de setembro de 2012

LONGÃO DO DIA DO CORAÇÃO

Eu, Preto, Gil, Morcegão, Alan, Ivone e Valdir prontos para largada
Buscando fortalecer-me mentalmente para enfrentar as 24h de Campinas, o mês de setembro foi recheado de treinos em circuitos e neste sábado fizemos um longão de 33km divididos em duas voltas.

Os grandes diferenciais do percurso que se inicia no "Centro de Treinamento Pinicão” e segue pela Barragem até perto da Ceasa (algumas vezes já mostrado neste blog) são a possibilidade de correr a maior parte do tempo em piso de barro e a grande quantidade de ladeiras.

Inscritos também para a prova de Campinas, Gil e Jeferson Pataro estavam, claro, convocados para a brincadeira, entretanto, a participação competitiva deste último na prova do Circuito Adidas (40'25) deste domingo, inviabilizou sua presença no treino de ontem.

Nada que o Pataro não possa compensar depois com dezenas de voltas em seu habitat natural de treino: o Dique do Toróro, até porque nosso treino de tiros na última quinta-feira, sob o sol fortíssimo das 15:00 horas rendeu bastante (vide quadro abaixo).


Sessões de tiro

Roberto
Pataro
1
1:42
1:44
2
1:44
1:46
3
1:44
1:47
4
1:40
1:41
5
1:44
1:47
6
1:45
1:47
7
1:43
1:47
8
1:43
1:48

Ainda decidindo-se se irá dobrar conosco (Salvador Pró-Maratona) a Meia Farol a Farol, quem aceitou o convite para o longão foi Ivone.


A promessa era de ser um longão tranquilo, afinal de contas estamos treinando para correr por 24h. Dirigimo-nos ao local da largada (Gil, eu e Ivone) imaginando encontrar Valdir e Alan; quando vimos que estes haviam convidado Preto e Morcegão (respectivamente 1º e 3º lugares na Categoria Cajazeiras na corrida do domingo passado) ficou claro que a coisa não seria bem assim.

Preto, Gil e Morcegão (pódio local na I Corrida de Cajazeiras X)

Temendo pela amiga Ivone, recusei todas as sugestões de mudança no trajeto, que vinham sob alegação de que ficaríamos juntos o tempo todo. Primeiro porque sabia que eles não fariam o mesmo número de quilômetros e, segundo, não sei como (rs), "adivinhava" que aquele time não iria se manter no modesto pace de 6'/km por nós pretendido.

Largamos e, enquanto os meninos aqueciam os motores (Alan, Morcegão e Preto), como esforçado fotógrafo-corredor segui ao lado deles para ter algum registro. Em poucos minutos eles sumiriam e por causa das muitas voltas do percurso não mais seriam avistados no treino de ontem.

Segurando o ritmo, na altura do km 3 fui alcançado pelo grupo que vinha atrás. Neste momento o impetuoso Valdir, que segurara o ritmo para dar forças a Ivone, seguiu adiante para numa das muitas voltas do caminho encontrar-se com a Elite.


Por falar nisso, numa destas voltas acabei tomando o caminho errado e fomos sair bem próximo a Ceasa na Estrada do Cia. O jeito foi descer pelo asfalto até acessar novamente a estrada de barro num ponto mais familiar.

Na estrada do CIA
Retornamos do barro pela Boca da Mata e seguimos em direção a Cajazeiras 10 (onde reencontramos Valdir) para pegar o Pistão entrando pela Pronaica e, com 17km, fechamos a primeira volta.


Abastecidos com Gatorade, Maltodextrina, mel  e água que haviam sido deixados no local da largada e despedindo-nos de Gil que teria que ir trabalhar, partimos (Ivone, eu e Valdir) para a segunda volta.

A segunda parte, que seria ligeiramente menor, foi marcada pela briga de Ivone contra a vontade de parar. O sobe e desce constante estava mexendo com seu psicológico, mas, aos trancos e barrancos, ela seguia em frente.

Numa vendinha do caminho, enquanto Ivone comprava uma providencial coca-cola, encontramos, também treinando por aquelas bandas, Ailton de Souza, que apesar de estar passando num ritmo velocíssimo, parou para cumprimentar-nos, tomou também uma coca e seguiu ao nosso lado até o momento em que nossos caminhos se separavam.

A coca e/ou a chegada de uma nova pessoa no grupo fez melhorar o astral (e o ritmo) de Ivone. Agora nossa chegada não teria a volta pela Pronaica e, fazendo o caminho inverso pelo pistão, chegamos novamente ao Pinicão.


A segunda volta ficara apenas em 13km, mas a já esperada surpresa deixada para o final foi que não fecharíamos o treino ali. Pedira a Gil que levasse as nossas coisas e, despedindo-nos de Valdir, sob muitos protestos (rs), seguimos, com direito a subir andando o ladeirão da Pedra, por mais 03km até a Faculdade de Cajazeiras, onde, avisado por telefone, Gil já nos aguardava com uma "maca".



Havia sido duro, mas poucos minutos depois já estava de volta a sorridente Ivone que a gente conhece.

"A dor é passageira. Desistir é para sempre". Parabéns pela garra!



De alma lavada, agora a ordem era aproveitar as últimas horas com os pequenos Rafa e Luan antes de seguir para Chorrochó, onde ajudarei a fazer a Eleição.


29 de setembro é o dia Mundial do Coração e o longão de ontem, com todas as suas ladeiras, não deixou de ser um excelente teste cardíaco em que todos provaram ser de muito bom coração.

Até a próxima!








5 comentários:

  1. São sempre bons esses treinos principalmente para os que não conhecem o percurso e tudo passa a ser novidade.

    ResponderExcluir
  2. Samuel!
    Nosso longão passou duas vezes pela ladeira que o pessoal enfrentou na Corrida de Cajazeiras na semana passada, mas fizemos tantas outras voltas que acho que nem quem participou da corrida iria perceber..rs.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Grande Roberto,

    Que beleza de treino, com pista de barro então melhora tudo. Tem que arrastar Ivone mesmo, amarra uma cordinha nela e sai puxando que ela vai... kkkkk

    Parabéns pelo treino e pela corrida de Cajazeiras!!

    Abs,

    ResponderExcluir
  4. Lucas
    Do jeito que Ivone vai...em breve será ela quem estará puxando o treino.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Que beleza Mega!
    Sempre entrando novas pessoas nos treinos longos.
    Quanto a Ivone, já é uma casca grossa!
    Um abraço
    Pataro

    ResponderExcluir