segunda-feira, 10 de setembro de 2012

FIM DE SEMANA (DE TREINO) PROLONGADO

nataldeontem.blogspot.com

As iminentes eleições municipais exigiam que este feriadão fosse de trabalho; a necessidade de estar de plantão no TRE nas tardes de sexta, sábado e domingo retiravam qualquer possibilidade de estar com a "tia Lalá”, que também trabalha no mesmo órgão, mas em cidade diversa; pra “acabar de matar", coincidia de não ser meu final de semana com os meninos. O feriadão da independência ia se avizinhando e o quadro que se oferecia não era nada bom... o jeito era me vingar nos treinos.

07 de setembro (sexta-feira)


Víctor, Carlinhos, Thiago, João Paulo, Peralva eu e Pataro
Acompanhado de Pataro e Carlinhos, dirigi-me ao Condomínio Interlagos para nos juntarmos ao time de Rafael Peralva e Cia.

No meio da semana havia acertado com João Paulo para fazermos um treino em circuito em ritmo moderado/intenso. Apesar de chegarmos lá cedo, o papo com a galera estava tão bom que somente às 10:00 da manhã é que fomos começar a corrida.

Esse "atraso" na largada, entretanto, não era somente pelas boas estórias que rolavam, a ideia do Peralva era enfrentar o sol mais escaldante possível (treino mental) e acho que se eu não chegasse dizendo que iria trabalhar à tarde o negócio teria sido ainda pior! rs

Água, cápsula de sal, carboidrato em gel, maltodextrina, coca-cola (rs), BCAA, isotônicos, etc. Um verdadeiro arsenal foi deixado em frente à casa e a cada passagem (3,5km) a ordem era passar a mão em alguma dessas "armas" e seguir adiante.


Em ritmo tranquilo, partimos todos juntos (Thiago Barros, João Paulo, Victor Dattoli, eu, Jefferson Pataro e Carlinhos "Bala") para a primeira volta, em que o MC Peralva nos apresentaria o circuito. Adivinhando que depois não teríamos mais um "passeio" daqueles, aproveitei para fazer alguns registros.



"Vamos rezar para o sol sair bem forte!" 
Assim que completamos a primeira volta, essa frase, dita em alta voz pelo "psico total" Rafael Peralva, foi a senha para que todos nos atirássemos com entusiasmo na batalha.


O treino foi maravilhoso! Durante 06 voltas (21km) corri ao lado de João Paulo, que está em preparação para correr a Maratona de Buenos Aires e a partir dali resolveu dar uma apertada no ritmo para tentar encostar na dupla da frente (Carlinhos e Peralva).

Como o sol havia atendido nossas preces (havia um trecho em que parecíamos estar num forno) e o foco principal agora são as 24h de Campinas, nem pensei (nem sei se aguentaria rs) em acompanhar o J.P., que com passadas firmes foi embora.

O calor ia assando os miolos. Pataro, que vinha seguindo atrás da gente, acabou parando na oitava volta (28km) e Thiago Barros, que está em ritmo de recuperação, optou por fazer "apenas" 25km.


A coisa estava tão quente nas últimas voltas que o Victor, o último a fechar os 35km (não sabemos se conscientemente  ou não), ao partir para a décima, passou a mão numa coca-cola e, em vez de bebê-la, despejou-a nas costas e na cabeça.


A confraternização pós-treino também estava muito boa, mas o dever me chamava e, infelizmente, tive que atrapalhar a festa de Carlinhos que, "pra variar", já havia conquistado todo mundo com sua simpatia. 


Time dos 35k
Peralva e Carlinhos
2h41
João Paulo
2h44
Roberto
2h53
Victor
3h23

08 de setembro (sábado)



Ao contrário do dia anterior, o compromisso do sábado era bem cedinho. Nem bem havia clareado e já ganhava as ruas a bordo da minha magrela com destino a São Francisco do Conde.

Não era por acaso que faria aquele passeio de ida e volta àquela cidade do recôncavo baiano. A doce tarefa de marcar as distâncias dos dois caminhos possíveis para chegar à bela São Francisco do Conde era exigida como forma de avaliar a possibilidade de futuros treinos preparativos (longões) para as 24h de Campinas 2012.


Joel e Mário retornando do Pedágio
No caminho encontrei-me com Joel e Mário, que me dariam uma puxada até o primeiro pedágio da BR 324 de onde, por conta de compromissos, precisariam retornar.

A presença dos envenenados amigos foi de vital importância para dar uma melhorada no ritmo deste ciclista meio enferrujado. Bastante agradecido pela força que haviam me dado, liguei o som e segui viagem. 



Optei por ir via Candeias e em poucos minutos a velha e inesgotável sensação de felicidade tomava conta de mim. 



Com 2 horas e meia de pedal já estava na Orla de São Francisco e, após uma parada para "encher o tanque", tomei o caminho de volta para Salvador, agora via Geari / Santo Amaro.


3 horas e 20 minutos depois (com direito a uma troca de câmara de ar no Posto Dalva) estava de volta a Salvador e, mais uma vez, precisava correr para não me atrasar para o trabalho.


Salvador - São Francisco do Conde
IDA (via Candeias): 62Km
VOLTA (via Geari): 74Km
136Km: aproximadamente 6h

09 de setembro (domingo)
Carlinhos descendo  ladeira da Recuperação (caminho inverso da ladeira da Paciência)
Acordei no dia de ontem com uma gostosa dor nas coxas (sinal que haviam trabalhado bem) e o treino escolhido para fechar com chave de ouro o final de semana prolongado não era nenhuma moleza: 2 horas de Dunas. Novamente circuito e novamente acompanhado do imbatível Carlinhos.


 Às 7:10 cheguei no CT das Dunas e já encontrei o Prof. Carlinhos. "Não me chamem pra correr menos de duas horas que eu não vou". A gente vive escutando isso do Prof. e como bom aluno que tento ser, não iria lhe decepcionar. Foram exatas duas horas, lado a lado, boa parte delas relembrando o excelente treino da sexta.


No final, antes de encarar o trabalho, ainda sobrou tempo para um mergulho na Praia de Jaguaribe.

Obrigado Deus por toda energia com que nos presenteia!

Junto com Caio e os filhotes Rafinha e Luan (final de semana passado)

Boa semana a todos!

5 comentários:

  1. Roberto,
    Caramba, o final de semana foi dedicado aos treinos com bastante intensidade.
    A primeira parte lá no condomínio deve ter sido espetacular. Não tem coisa melhor do que correr na companhia dos amigos.
    Abração!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  2. Ai Roberto que massa seus treinos de fim de semana. Muito bom. Nossa acho que eu preciso deste exercício mental ai de cima viu Roberto, de treino debaixo de sol. Né para mim não, mas sei que preciso apesar da restrição médica agora ser maior por conta da urticária, que agora é constante e aumenta com calor. Eu odeio calor!!!!!!! Mas preciso aprender a correr debaixo dele.

    Quanto ao seu sábado foi a parte que amei. De sábado a domingo cheguei a fazer 101km de pedal já que não tive aula no sábado. Neste saímos da Pituba em direção a Praia de Ipitanga que deu 44km. E no domingo o pedal foi pela cidade baixa e demais pontos da cidade.

    Abraços e parabéns pelo seu treino viu. Acho massa por que você sabe diversificar e torná-lo ainda mais gostoso.


    ResponderExcluir
  3. Gilmar!

    A brincadeira do condomínio foi um belíssimo treino mental em boa companhia. Espero poder encontrá-lo no próximo final de semana.

    Dart!

    Toda treino que saia da rotina além da diversão (apesar das dificuldades) é com certeza bastante motivador para o nosso crescimento enquanto atleta.
    Parabéns por suas pedaladas!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Grande Roberto! cansei só de pensar o quanto foi exaustivo esse seu fim de semana. Maravilha amigo. Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Amigo Amâncio!
    Estou certo que sabe disso, mas não custa nada registrar. Se precisasse escolher uma palavra para definir este feriadão de treino não teria dúvida: DIVERSÃO. O amor nos faz superar a dor.
    Abração!

    ResponderExcluir