quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

O PILATES E A CORRIDA

Roberto e o Cadillac (bi-bi)


O Pilates foi criado em 1920 pelo fisioterapeuta Joseph Pilates e apresenta como principal benefício o fortalecimento do Core. Além disso, o método trabalha o alongamento e o fortalecimento de todo o corpo, promovendo flexibilidade, harmonia e equilíbrio muscular e pode ser praticado por pessoas de qualquer idade e/ou condicionamento físico.

Proteção da coluna pelo fortalecimento da musculatura responsável pela estabilização do tronco, aumento de flexibilidade, propriocepção, melhora na respiração e na postura são algumas das vantagens do Pilates para corredores.

Todo corredor sabe (ou deveria saber) que quanto mais movimentos desnecessários forem feitos durante a corrida menos eficiente ela será. A aquisição e manutenção da boa postura, aliadas à concentração advinda da prática do Pilates, que além de tudo é ótimo na prevenção de lesões, ajuda muito na busca desta forma da corrrida ideal, dita econômica.

Com 4 hérnias de disco, detectadas logo nos primeiros meses de corrida, e pouquíssimas queixas relativas a dores (não podendo deixar de mencionar que também devo muito da minha felicidade no esporte à Quiropraxia e ao Quiropata Dr. Douglas Hora), creio que posso me dar como exemplo do quão benéfico pode ser o Pilates para quem pratica corrida.

Hoje foi um daqueles dias em que terminei uma corrida e segui direto para a FISIOGYM, onde a Fisioterapeuta Joana, “meu anjo”, além de levar em conta o fato de eu ser corredor, também considera a intensidade do treino na hora de "receitar" os exercícios, o que ressalta outra coisa muito boa do Pilates, que é a individualização do treino.

A brincadeira do começo da manhã havia sido um Fartlek (7 x 800 forte x 400 fraco) + 1 tiro de 1.000 metros com Alan, na pista de Atletismo da UFBA. 
com Alan e o Prof. Gugu (JC Corb)

Com Alan é modo de dizer, porque quando se trata de treino de velocidade a gente só o vê direito na hora da largada, depois disso só nos resta acompanhar bem de longe o moleque voando lá na frente. Ainda assim é uma ótima companhia e um poderoso estímulo para que se aperte o passo.

800 forte
400 fraco
03:03
01:50
03:10
01:51
03:06
01:52
03:06
02:02
03:02
01:52
03:03
01:59
03:09
02:00
Tiro de 1.000m
03:36

Aproveitando os últimos dias de recesso no trabalho e as férias dos meninos, completamos o dia com um recompensador passeio no Shopping após uma breve e brava visita a um Consultório Odontológico onde o pequeno Rafael extraiu seu primeiro dentinho. O resto agora é com a Fada.
Rafa e sua janelinha


Bons treinos!



5 comentários:

  1. Ainda não fiz pilates mais pelo que vejo todos fazendo então esses exercícios sãos bons mesmos, tá voando hein Roberto, cara já faz algum tempinho digamos uns 2 meses que não tem feito trabalho de velocidades na pista estou precisando voltar...hehehe...Valeu campeão boas férias aproveite que passa rápido.

    Bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  2. Que beleza de treino Roberto, pista de manhã e direito a pilates mais tarde é muito bom. Estou começando a treinar na areia, é difícil mas estou curtindo. Semana que vem retorno a academia, por enquanto nas férias, vamos ver como fica depois de março.

    Abraços e espero te encontrar na corrida Sagrada, da mesma forma que comentou acima. Nós só te vemos na largada, pós largada ahhhh aí só quem conseguir te acompanhar....rs!!

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a sua preparação de base!
    Qualquer dia desse eu começo a fazer Pilates, também!
    Um abraço!
    Pataro

    ResponderExcluir
  4. Grande Roberto,

    Um treino com Alan sempre é muito bom, ainda mais sabendo que ele voa baixo, vira um incentivo à mais para darmos tudo o que temos!!

    O pilates então, te ajuda muito.

    Abs!

    ResponderExcluir
  5. Lucas,
    Treinar com o Alan realmente não é fácil..rs mas é um grande incentivo.
    Pataro,
    Se quiser a gente pode fazer uma aula experimental lá depois de um treino destes.
    Dart,
    a areia vai te deixar mais forte ainda para os desafios do novo ano.
    Jorge,
    Tô voando nada,,, tenho que ralar um monte para chegar no seu nível... rs.
    Abraços!

    ResponderExcluir