segunda-feira, 17 de outubro de 2011

CROSS TRAINING

Barra do Jacuípe


Muitas vezes encontramos nestas revistas especializadas planilhas contendo as siglas CT ou XT, que significam cross training, um tipo de descanso ativo em que se mesclam esportes e que é muito divertido e recomendado para manter o condicionamento enquanto se está recuperando de lesão, além de diminuir os riscos de seu aparecimento por overuse.

Os benefícios do XT não se limitam apenas aos que estão cuidando de lesão. A inserção de esportes como natação e ciclismo (considerados de baixo impacto) na planilha de treinamento dos corredores contribui para a preservação dos tendões e cartilagens (que são bastante exigidos na corrida) e também pode ser uma ótima opção para dar uma variada na rotina. Além disso, ganha-se um condicionamento mais global por conta de se estar utilizando diferentes grupos de músculos ou até os mesmos, mas de uma forma/ângulo diferente.

Um corredor que treina ciclismo (e vice-versa), por exemplo, deve praticar a atividade aeróbica diferente sempre num ritmo confortável/moderado. A idéia é usar a nova modalidade para descansar os músculos específicos usados na atividade principal.

Se o desempenho da corrida pode ou não ser melhorado com a prática do ciclismo não é algo que já tenha virado consenso. Há estudos nos dois sentidos.

Vindo do cicloturismo, o que posso dizer (por comparação a não ciclistas) é que passei com grande facilidade pela fase de adaptação, principalmente em se tratando de longas distâncias (17 dias após minha estreia em competições, corri tranquilamente a Meia-Maratona de Maceió para 1:55).

Ainda em defesa da bike (rs) vários amigos ciclistas que arrastei para a corrida, com poucos dias de treino, fizeram suas estreias em prova de 10 km na casa de 40'.

Quer mais uma?

No ano que o Dean Karnazes fez suas 50 maratonas em 50 dias, o Lance Armstrong (hepta-campeão do Tour de France), que havia aposentado a magrela, resolveu correr a Maratona de Nova York e estreou nos 42km com invejáveis 2h59'36. Um ano depois (2007) o cara baixou seu tempo na prova para 2h46’43. Alguma dúvida? rs.


FIM DE SEMANA


Seguindo os planos de recuperação traçados para os 20 dias pós Maratona de Buenos Aires, recheei o final de semana de bike (50km no sábado, 80 no domingo). Desta forma além de pedalar na orla e pela maravilhosa Linha Verde, consegui, somados os dois dias, treinar/brincar por 5 horas sem sentir nenhum dos incômodos que tenho enfrentado nos últimos meses. "Perfeito para o papai", como me diria um certo molequinho lindo que conheço.



Essa parte da planilha está ao alcance de todos. Quem não achar suficiente como treino pode entrar em contato que tenho aqui dois dispositivos ligados em 220, equipados com gigantescas pilhas Duracell (para a ínfima hipótese de falta de energia), que atendem pelos nomes de Luan e Rafael e que poderei ceder durante algumas horas por semana para que completem seus cross trainings. 

Boa semana!
Com os 03 filhotes no Zoo
Exposição de animais

5 comentários:

  1. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    --ooO--(_)--Ooo--
    Roberto quando eu corri a minha primeira Ultra eu fiquei lesionado por 2 meses e além da fisioterapia para recuperação eu fazia hidroginástica na piscina e também andava de bike para não perder o rendimentos...Muito boa a matéria aqui corredor e também não sei se vc já viu no meu blog mas em 2009 eu publiquei uma matéria falando de como Melhorar a dor no joelho é um bom excercícios acesse e veja:

    http://www.jmaratona.com/2009/02/exercicios-para-melhorar-sua-dor-no_13.html

    Agora vc postou a última foto que seus filhos estão ao lado de um outro menino com uma camisa do Mengão...Showww...

    Boa semana e boa recuperação,


    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  2. oi tio

    ainda esse joelho machucado? passou o remedio que a minha mae falou?
    ja que o senhor so vai andar de bicicleta me avisa o dia que for pedalar na pistinha de bike que tem na orla quee eu vou tabem viu?
    tio quem é esse Overuse? se ele for pedalar nao quero ir pq se eu voltar pra casa machucado denovo minha mae fica zangada?

    oje ainda é terçafeira
    tenho q esperar ate sexta de tarde pra poder sair de bike

    agora vou almoçar
    tiau
    pedrinho

    ResponderExcluir
  3. É bom saber que está se recuperando. Até seu treino ou descanso e acim a dos 50 km.
    Tá de brincadeira né?

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Deus verdadeiramente manda alguns anjos habitarem a Terra,esse é um anjo que perdeu as asas,então Deus em sua infinita bondade deu-lhe pernas que sempre lhe fez pedalar, correr sei lá ... até voar em busca de seus objetivos e ideais.Deus continue abençoando todos os seus Projetos de Vida e colocando ao seu lado pessoas legais e amigas que possam incentivá-lo em suas corridas e andanças pela vida.Fiquei emocionada ao ler seu blog vc é um vencedor de tantas batalhas nessa vida e não seria diferente agora Fk com Deus meu irmão.Vilmar

    ResponderExcluir
  5. Olá, pessoal!
    Estou cumprindo meus dias de descanso mais treinos em baixa intensidade (se não fosse a chuva ia até chamar o Pedrinho para uma pedalada na pistinha) e ficar longe do bichinho chamdo overuse
    Jorge, as dicas no seu blog para joelho é show.
    Samuel já já se Deus quiser estaremos numa destas brincadeiras de correr que tanto gostamos.
    Vilmar, você como irmã é muito suspeita para eu acreditar em todos estes elogios..rs mas ainda ssim fico muito feliz por representar estas coisas para você também... um beijo.
    Abraços a todos!

    ResponderExcluir