quinta-feira, 6 de outubro de 2011

CORRENDO POR UMA MARATONA EM SALVADOR / A LUTA PRECISA CONTINUAR

Mal passava das 2:00 da manhã e o som dos toques dos telefones dos integrantes do Salvador Pró-Maratona já enchia a madrugada. O esquema solidário de carona que foi adotado para que todos chegassem no horário previsto ao Farol da Barra impunha que vários telefonemas fossem dados a fim de certificar-se que todos já estavam a caminho da festa.
Às 3:00 horas da manhã, junto com a Titia Lalá, já estava rodando para pegar os meus caronas (Ângela em Itapoan, Gil em Cajazeiras) e, com o carro lotado de itens de hidratação e faixas, seguimos para o local de concentração.
Às 4:10 estacionávamos o carro, quando vimos um pouco à frente Pataro (que havia levado Eduardo) fazendo o mesmo. Num relance deu para ver que Joel passava lá adiante com sua moto. Bom sinal, tava todo mundo chegando.
Ao chegarmos lá já se encontravam:
Samuel (ainda não foi desta vez que consegui chegar antes dele rs) e seu carona Lucas;
Rodrigo, que estava lá de bike com a dupla função de filmar a primeira perna da Maratona e levar uma gigantesca caixa de isopor atulhada de powerade, maltodextrina e água;
Chico (viera sozinho de Simões Filho).
Através deles ficamos sabendo que, fazia alguns minutinhos, Sandrinha e seu sobrinho Lucas Grisi, com receio de não conseguirem chegar a tempo, já haviam largado.
Faltava chegar um último carro trazendo os integrantes do Salvador Pró-Maratona que restavam: Valdir, Carlinhos, Deja e sua esposa, Sueli, que faria parceria com a “titia” Lalá no ponto de apoio em Piatã.
LARGADA EM ONDAS


Como a Ultra Sandrinha e Lucas Grisi já haviam feito a largada (e de toda forma não teríamos um registro de todos saindo juntos), aproveitei que os atrasadinhos eram da turma dos mais velozes e informei ao pessoal que dividiríamos o restante do grupo em duas largadas, recomendando aos que tivessem interesse em sair imediatamente que logo se apresentassem.
4:30 – Lucas, Samuel, Eduardo, Joel e Ângela (que foi apenas para correr até Itapoan) deram início às suas jornadas.
4:45 – Enquanto titia Lalá e Sueli partiam no carro de apoio com destino a Piatã, eu, Chico, Pataro, Deja, Gil, Valdir e Carlinhos dávamos enfim um até logo ao Farol da Barra, tudo sob as lentes do ciclocinegrafista Rodrigo, que só então começou a descobrir o quão pesada estava a carga que ele levaria.
14 pessoas haviam largado, outras três estavam se movimentando para que nossa festa desse certo, além das muitas outras que estavam conosco em pensamento.

A IDA
momentos da ida
O primeiro destino era Piatã, onde estaria o carro de apoio. Todos saíram recomendados a fazer daquele lugar um novo local de concentração. Distando 2km da largada da Meia Maratona Farol a Farol, a idéia era juntar o máximo de integrantes para, juntos, carregando as faixas, fazermos uma chegada apoteótica em Itapoan.
A largada em ondas tinha sido ocasionada por questões circunstanciais, mas acabou sendo bem interessante. Aos poucos as pessoas foram se encontrando durante o percurso.
No carro, as promaratonetes (Sueli e Laryssa) foram alcançando os que haviam saído na frente e já puderam oferecer algum tipo de apoio.
Na bike, num trabalho de ida e volta constante, Rodrigo conseguia manter contato com todos os grupos e sempre me trazia informações da distância entre eles.
Via telefone pude monitorar como e onde estavam as pessoas e à medida que ia encontrando os que saíram primeiro aproveitava para correr uns kms ao lado.
Mas não pensem que a corrida foi só preocupação. A ida estava sendo maravilhosa, a noite que nos envolvia no momento da largada foi dando lugar a um dia lindo. O sol emergia no mar de mansinho, contrapondo-se às ruidosas manifestações de alegria dos meus companheiros de ritmo e essa mistura causava-me uma gostosa sensação de embriaguez.
À altura do Rio Vermelho estava correndo ao lado de Gil, Pataro e Deja, quando uma velha senhora em trajes sumaríssimos foi para o meio da rua perguntando com voz embargada: “Quem vai ganhar” enquanto fazia uns meneios sensuais com o corpo e abria a boca para exibir a língua. Caímos todos na risada, cada um apontando para o outro como o vencedor.
Durante o trajeto tivemos apoio de várias pessoas que passavam de carro e encontramos vários corredores conhecidos nos pontos de ônibus indo para a largada da Meia em Itapoan, aos quais sempre convidávamos para seguirem com a gente.
Lá na frente, à medida que os primeiros corredores chegavam em Piatã, via telefone era informado pela Titia Lalá. À esta altura eu vinha correndo ao Lado de Eduardo e mandei informar ao pessoal que já estava lá um pouco agoniado que a relargada seria às 6:40, o que era tempo suficiente para não perdermos a saída de Itapoan.
Deu trabalho segurar aquele pessoal em Piatã, mas o plano deu certo: à exceção de Sandrinha e seu sobrinho (que não conseguiram chegar a tempo), às 6:40 saímos e fizemos os últimos dois km juntos, e isso foi, sem dúvida, fundamental para o que muitos consideraram como o ponto alto da nossa Maratona: a chegada em Itapoan.
Chegamos a 10 minutos da largada da Meia Maratona Farol a Farol e enquanto avançávamos carregando nossas faixas todo o povo que ali já se encontrava (muitos haviam passado por nós no trajeto) passou a aplaudir e gritar palavras de apoio. Vivi e vi a emoção em cada companheiro ali presente.
                                         Vídeo da chegada da emocionante chegada em Itapoan
Enquanto pousávamos para as câmeras da TV Aratu e Lucas Andrade gravava uma entrevista que infelizmente não foi ao ar, foi a vez de comemorarmos a chegada da Ultra Sandrinha.
Estava concluída a primeira parte.

A VOLTA
Junto com Samuel, bem tranquilamente, saí carregando a faixa de 02 metros até Piatã onde voltamos a depositá-la no carro. Nesta hora fiquei sabendo que Gil havia optado por seguir em frente com a faixa menor, o que foi bom para divulgar o Salvador Pró-Maratona e a FACULDADE VASCO DA GAMA, patrocinadora das faixas e, coincidentemente (rs), entidade empregadora do amigo Gil.
No retorno o combinado era que todos estariam livres para fazer seus ritmos e os que estivessem mais fortes poderiam pegar as faixas com a titia Lalá e Sueli a 1km da chegada, próximo ao Barra Vento.
Ângela Ferreira e Lucas Grisi ficaram em Itapoan e agora éramos 12 tentando completar os 42,195.
Rodrigo, que havia “assinado contrato” apenas para ir até Itapoan, empolgado, resolveu dar meia volta na bike e fazer o caminho de retorno, boa parte dele ao meu lado.
Na passagem por Piatã (quando da entrega da faixa) parei um pouco para hidratar-me enquanto aproveitava para passar as últimas orientações à titia Lalá.
Como saí de trás, enquanto corria e conversava com Rodrigo paulatinamente ia alcançando os companheiros mais lentos e sentindo como estava cada um deles. Uma das pessoas pelas quais eu me sentia mais responsável era Lucas Andrade, que estava estreando na Maratona e por quem eu torci muito para que vencesse seu desafio particular.
Além dos companheiros que estavam dobrando a Maratona, muitos estavam vestindo a camiseta do evento. Outros me diziam que haviam lido sobre nosso movimento no Jornal do dia anterior. Fiz a corrida do jeito que mais gosto: conversei durante todo o trajeto (rs).
 Na minha chegada tive a companhia de Carlinhos, que gentilmente já tinha dado uma força a Joel e agora vinha para ajudar a carregar a faixa. 

Poucos minutos depois, ainda carregando a faixa, chegava um cansado Gil. Abusando da sua grande generosidade pedi-lhe que voltasse comigo ao Barra vento para esperarmos os últimos companheiros que faltavam completar a prova: Deja, Samuel e Lucas.
Enquanto recebíamos a medalha descobri com a titia Lalá que Sueli tinha ficado preocupada com Deja (seu marido) e havia saído em busca dele caminhando no sentido contrário. Rapidamente liguei para o celular dela e tentei tranquiliza-la. Dizia-lhe que Deja era uma cara experiente, que havia realmente acusado um cansaço quando eu passei por ele, mas que já vinha bem próximo, quando de repente ouvi a voz chorosa dela do outro lado da linha transformar-se em alegria ao avistar o maridão.
Poucos minutos depois, fazendo aviãozinho, Deja corria em nossa direção para apanhar a faixa e com ela, acompanhado de Gil, fazer sua chegada.
aviaozinho de Deja
Neste momento liguei para Lucas e ele atendeu dizendo que estava chegando; precisara caminhar um pouco, mas estava a 2km. Samuel havia passado por ele e já devia estar chegando.
Quando Samuel chegou já encontrou o ultra cuidadoso Gil de volta com a faixa e disposto a acompanhá-lo até o final.
chegada de Samuel
Restava apenas a chegada de Lucas, em minha opinião um outro ponto alto daquele dia, foi só ele apontar na “reta dos boxes” e uma grande emoção tomou conta de mim. A coisa estava chegando ao fim. Apesar de algumas desistências, estávamos concretizando um sonho, entreguei-lhe a faixa e corri (quase mancando por conta do joelho) ao seu lado até faltar uns 100 metros, quando saí de cena para que ele pudesse viver aquele momento que é tão único para os que completam pela primeira vez uma maratona.
Lucas completando sua primeira maratona
Agora era hora de festejar.
A tenda da J.C.Corb, do carismático Professor Gugu, foi o destino da maioria dos Salvador Pró-Maratonistas. Lá encontramos diversas pessoas que, embora não tivessem corrido os 42,195km, apoiaram e divulgaram sempre o Movimento. Foi outra festa o que pousamos para fotos (rs), uma verdadeira maratona.
Nos meus planos imaginara fazer uma foto especial com os concluintes da Maratona (que acabaram sendo 09: Pataro, Joel, Chico, eu, Gil, Samuel, Deja, Carlinhos e Lucas), mas, além da ausência de Pataro, que já havia fugido por conta do horário do trabalho, a euforia era tanta, cada um indo para um lado, que fui obrigado a abandonar essa idéia.
Na hora de irmos embora houve uma maravilhosa surpresa. Sandrinha presenteou a todos com um lindo troféu, inclusive aos nossos anjos apoiadores: titia Lalá, Sueli e Rodrigo. Após isso, ainda mais felizes, tomamos os caminhos de nossas casas.
Chico, Tia Lala, eu, Joel, Valdir, Deja, Lucas, Samuel, Sandrinha, Sueli, Carlinhos, Gil e Eduardo

SALVADOR PRÓ-MARATONA
O evento não conseguiu o destaque na mídia que esperávamos, entretanto todos os participantes trouxeram estórias de pessoas que externaram entusiasticamente simpatia à nossa causa. Nos últimos dias recebi através deste Blog e do email bikeselva@hotmail.com um enorme número de mensagens (inclusive de outros Estados) apoiando o Movimento.
No local da chegada o Professor Og Robson veio nos parabenizar pessoalmente mencionando a nossa chegada em Itapoan.

A LUTA PRECISA CONTINUAR
Muitas vezes fui perguntado qual seria o percurso da Maratona de Salvador; repetidamente respondi que isso não era o mais importante porque no momento certo os Organizadores saberiam escolher a melhor rota.
Conversando com alguns integrantes esta semana, resolvemos aferir de bicicleta um percurso de 42km com saída e chegada no Jardim de Alah (aceitamos sugestões) que contemple vários pontos turísticos de Salvador e depois fazermos uma brincadeira correndo no trajeto escolhido em meados de novembro. Como em uma Maratona normal poderemos ter corridas secundárias (com distâncias menores: 21 e 10km) e assim trazer para nossas trincheiras gente de vários ritmos e/ou objetivos.
Aguardem mais informações desse nosso próximo passo, bem como o vídeo do dia 02 de outubro, que ainda está sendo editado.

6 comentários:

  1. Salve meu irmaozinho

    Cara... foi mesmo divertido acompanhar - de bike - vcs nesta festa :) Um dia quem sabe... 42km vao permitir mesmo a passagem por pontos bem legais de nossa cidade... Quanto a solidariedade de Gil, o cara é mesmo de outro planeta :D (abraços pra vc irmaozinho Gil)...
    Como ja tinha te dito antes, a Pró_Maratona ja era sucesso desde o primeiro post... a TV Aratu nao destacou? os jornais nao falaram a respeito? fazer oq? depois, quando assinarmos contrato de exclusividade com a GLOBO ou a ESPN, nao quero ouvir ninguem se lamentando... :D

    Mesmo nao sendo merecedor - por nao cumprir os requisitos minimos - fiquei muito contente pela gentileza da Sandrinha em me presentear com um trofeu tbm... SALVADOR PRÓ-MARATONA Eu PEDALEI

    Agora vem oq? Pró-Maratona II - A Missão

    abraços a todos
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  2. Grande Roberto,

    Foi muito bom poder participar dessa festa, que por mim teria uma duração maior e que bom que todos gostaram.

    Conseguimos chamar a atenção dos corredores e da FBA mas acho que a mídia não ajudou muito não. A corrida de rua em Salvador ainda não tem o prestígio do Rio ou São Paulo mas chegaremos lá!

    Sobre o segundo projeto, estou colado no que precisar e estarei presente, participando de alguma forma!


    Obrigado pelo apoio constante ao longo da maratona!

    E vamo que vamo!!

    Abs

    ResponderExcluir
  3. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    --ooO--(_)--Ooo--
    Bom quer saber mesmo a minha opinião do que achei??? Achei excelente...rsss...Meus parabéns Roberto e a todos que participaram deste evento, com certeza vcs plantaram uma semente e com certeza ela já nasceu...Tudo na vida é difícil e trabalhoso, mas com certeza vcs conseguirão ter uma Maratona aí em Salvador...Eu não sei bem ao certo mas ano que vem temos eleições ou estou enganado? E já que vc trabalha com política eu acredito que os políticos poderiam ajudar vcs, toda ajuda será bem vinda não é mesmo...
    Ahhh já ia esquecendo parabéns aos Staffs que ajudaram vcs o vídeo ficou showww, percebi nele que o tempo estava nublado que ajudou a todos vcs e inclusive na chegada a Itapoan a galera que estavam assistindo vcs devem ter atrapalhado um pouco vcs pq tinha muita gente na rua e com certeza vcs desviaram deles...Agora não me lembro mas acho que foi no Facebook do Lucas vcs mandaram fabricar troféus para todos que participaram desta Maratona??? Vcs tiveram uma ótima idéia pena que moro longe pq senão concerteza eu estaria nessa parada também...Uma pergunta Roberto que sempre eu vejo vc falando desta pessoa a Tia Lalá pq ela é chamada assim???
    Mais uma vez parabéns fera e estou na torcida por vc...Sucesssos...

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  4. Oi tio
    Teve corrida e gente pedalando e o senhor nem me avisou ne? Eu podia ir na minha bike e ajudar tabem mas nao to zangado porque acho que a mamae nao ia mesmo me deixa sair de noite na bicicleta
    Nao consegui entender quem era a mulher q perguntou quem ia ganhar? Quem ganhou foi o senhor ne tio?
    Na outra ve se nao esquece de me chamar mas tem de ser dedia e antes do almoco se nao minha mae fica brava comigo

    Tenho de ir hoje e aniversario da minha prima
    Tiau
    Pedrinho

    ResponderExcluir
  5. Jorge, Rodrigo, Lucas
    Obrigado a todos pela força.
    Lucas vc já faz parte clube dos Maratonistas e em querendo pode vir conosco em mais 42 no próximo mês ou optar por uma distância menor.
    Rodrigo!
    Muito obrigado mesmo pelo apoio e esperamos em breve que volte a dar umas corrida conosco.
    Pedrinho, meu sobrinho.
    A corrida e pedalada foi na noite fiquei com pena de tirar você dos seus doces sonhos. Quanto à premiação oferecida um dia o titio explica, beijinhos!

    ResponderExcluir
  6. Espero ansiosamente poder presenciar pessoalmente a Maratona, planejada e organizada pessoalmente por você, quando for a Salvador. O esforço de todos foi válido. Um abraço, de uma observadora de esportes saudáveis.

    ResponderExcluir