quinta-feira, 18 de agosto de 2011

TREINANDO EM DOIS TURNOS / CONVITE PARA LONGÃO


Manhã: Pataro, Carlinhos, Gil e eu                                                       Tarde: Titia Lalá e eu

Neste final de tarde corri ao lado da Titia Lalá, que estava fazendo seu treino de fartlek. Sei o quanto pode representar uma companhia num treino de intensidade e sempre que posso busco apoiá-la nestes momentos.

O happy hour não poderia ser mais apropriado para um dia que começou com um treino no Parque de Pituaçu que foi um show.

Treinar tiro ainda não é exatamente uma coisa que eu goste. Encaro como um mal necessário. Tendo toda minha vida pré-corredor de rua ligada a pedaladas de longa distância, para mim sempre é mais tranquilo encarar um bom longão que treinar em alta intensidade.

É verdade que ao longo destes quase 5 anos já melhorei muito meus temores em relação aos treinos intervalados.  Já não sofro tanto com aqueles pesadelos da véspera e aquela enorme vontade de não sair da cama no dia D. Resignado, levanto-me e vou e, muito comumente, volto com aquela gostosa sensação de poder que se adquire após um bom treino deste tipo.

Uma coisa que ajuda na execução dos tiros é ter parceiros. É sempre um treino difícil para todo mundo, entretanto um fica ali incentivando o outro e, quando se vê, acabou. 

Ontem à tarde me veio à cabeça fazer os 06 tiros de 2.000m dentro do Parque de Pituaçu. A idéia era usar os 15 km da volta para fazer o treino inteiro e logo disparei telefonemas atrás dos amigos de corrida.

Foi assim que, às 5:45 da manhã de hoje, atendendo meu convite, Pataro, Gil, Carlinhos e Joel, iniciavam comigo um trote de aquecimento na grama do Parque de Pituaçu.

Joel (que está com uma planilha semelhante a minha), alegando que era o mais lento, interrompeu antes seu trote e partiu sozinho para seus tiros.

Seis horas o restante do grupo postou-se no Km zero para iniciar os trabalhos.

A idéia era a seguinte: correríamos até a placa de 2km e lá faríamos um trote de 2’30 em torno da placa antes de seguir em outro tiro do 2 até o 4, depois  do 4 até o 6, e assim sucessivamente até que alcançássemos a placa de 12km,  de onde seguiríamos em trote para completar a volta (15 km) e o treino.

Trote de desaquecimento entre o Km 12 e 15
Foi uma forma muito legal tanto de dar a volta no Parque, quanto de treinar tiros de 2.000. Foram seis tiros em lugares diferentes. Como o tempo entre a chegada do primeiro e do último não passava de 20 segundos, os 2’30 de trote eram suficientes para restabelecer todo mundo.

Na chegada do km 6 alcançamos Joel e ainda deu para fazer uns tiros junto com ele.

Abaixo um quadro com meus tempos:
Km
Tempo
0 a 2
7:36
2 a 4
7:37
4 a 6
7:29
6 a 8
7:46
8 a 10
7:42
10 a 12
7:35



   
* * *
No próximo sábado voltaremos a nos encontrar no Parque às 6:00 da manhã  para fazer 25km (ir à placa do 12,5 e voltar)  num ritmo mais tranquilo (4:45/km).  Quem tiver interesse favor entrar em contato por aqui ou via email (bikeselva@hotmail.com).

Bons treinos!

4 comentários:

  1. Foi muito bom os tiros de 2000m no parque, mesmo sendo difícil, em grupo temos mais motivação para concluir o treino. No sábado, estarei lá no parque de pituaçu, para o treino de ritmo!
    Um abraço!
    Pataro

    ResponderExcluir
  2. Treinar com a elite � sempre bom, mas fazer tiros de 2 km .....

    Uma hora dessas me arisco a acompanhar.

    ResponderExcluir
  3. Olá pessoal, quinzenalmente, tenho feito caminhadas no parque de pituaçu, no futuro, não tão próximo...rs ,pretendo evoluir para corrrida,qual a sugestão de vcs para adquirir condicionamento?
    Espero um dia puder acompanhá-los, por enquanto fico na torcida.

    Um forte abraço!
    Luzia

    ResponderExcluir
  4. Olá Luzia!
    Sugiro que ao caminhar intercale cada 08 minutos de caminhada com 2 de trote, com o passar do tempo logo conseguirá aumentar o tempo da corrida. Tudo bem tranquilo e naturalmente. O prinipal é ter uma frequência regular e começar bem aos poucos.
    Abraços

    ResponderExcluir