quarta-feira, 27 de julho de 2011

DE RETIROLÂNDIA A VALENTE

Em termos de extensão, correr 11 km nem é tanto assim. Quantas vezes já não cobrimos esta distância dando voltas numa praça, pista de atletismo ou mesmo numa esteira?

Na verdade o que gostaria de ressaltar hoje é esse enorme prazer que sentimos quando nos deslocamos de um ponto a outro. Qualquer pessoa que já fez uma corridinha para ir, por exemplo, à praia, ao trabalho ou a uma academia, sabe exatamente do que estou falando. Todo e qualquer vestígio de dificuldade que porventura se tenha atravessado no caminho é rapidamente substituído pelo prazer da chegada.

Onze quilômetros é a distância que separa Retirolândia de Valente, cidade onde me encontro desde a segunda à noite, e foi nesse caminho que tive o prazer de acompanhar minha namorada Laryssa, mais conhecida por titia Lalá (forma como é carinhosamente chamada pelos meus pequenos), que retornou às corridas há um mês, no treino surpresa de hoje.

Sem revelar-lhe o que iríamos fazer, às 5:40 saímos de carro de Valente para “Retiro” e somente ao estacionar num posto de gasolina daquela cidade é que ela se deu conta das minhas intenções. Nesta hora pude ver nos seus olhos um pouco de apreensão (do tipo: não dá para mudar não?). Fazia um frio considerável, estava tudo sob neblina e teríamos um montão de ladeiras intermináveis pela frente.

Não, não iríamos mudar. Eu tinha convicção de que o desafio estava dentro da sua capacidade, bem como da felicidade que sentiria por mais esta conquista. Na verdade não se tratava de uma distância que ela nunca tivesse feito, o diferencial era o percurso cheio de sobe e desce.
Às 5:55, após ministrar um curso rápido de fotografias a um senhor que estava na beira da estrada para que fizesse um registro nosso, saímos de Retiro com destino a Valente.

Mesmo tendo a neblina como companheira durante todo o percurso (parecia até que estávamos em Urubici) o casaco com que a Titia Lalá começou a “viagem” durou apenas até a chegada da primeira subida (1 km aproximadamente).

Paulatinamente vencíamos as distâncias superando ladeira por ladeira. A neblina que cobria a estrada ajudou-a bastante no aspecto psicológico, uma vez que não se podia ter a dimensão real das subidas por conta da visibilidade prejudicada.

Entre passadas, sobe-e-desce, conversas, canções, causos e risos, o tempo voava e quase sem perceber (palavras da própria Titia Lalá), com 1h e 19 minutos a Super Titia Lalá finalizava exultante sua primeira corridinha intermunicipal.

Despedi-me à porta de sua casa e, para não perder o jeito Double de ser (rs), voltei correndo à Retirolândia para buscar o carro.

Foram necessários mais 46 minutos para fazer o percurso ao contrário e na hora em que estava entrando no posto (já um pouco atrasado para o trabalho) foi necessário ainda satisfazer a curiosidade do frentista, contando-lhe o que havia feito naquelas 02 horas e pouco em que o carro ficou estacionado.

Na conversa com o pessoal do posto, acabei descobrindo que hoje era aniversário da cidade e que lá haveria uma corrida de 06 km (inclusive com premiação em dinheiro) organizada/patrocinada pela Prefeitura. Na hora fiquei meio atônito com a coincidência e pensei: “que pena que não soube antes”. Poucos minutos depois, refletindo melhor, é que cheguei à conclusão que de nada adiantaria se eu soubesse daquela corrida antes.

Muito provavelmente eu seria capaz de desistir de meu treino de 22 km para participar da tal corrida, mas de jeito nenhum eu trocaria o prazer de ter acompanhado a Titia Lalá e ver (tanto no caminho, quanto na chegada), a felicidade estampada em seus olhos pelo desafio superado. Parabéns, “titia”!
 
Amanhã cedinho retorno a Salvador. Bons treinos para todos!




8 comentários:

  1. Cara voce achou realmente a parceira ideal, parabéns pelo seu poder de perssoasão rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Amor,
    fiquei mesmo feliz com o treino de hoje. A sua companhia torna tudo muito mais fácil.
    Nunca imaginei que pudesse correr de Retiro a Valente, ainda mais de uma forma tão tranquila e prazerosa.
    Muito obrigada por confiar na minha capacidade e por me fazer acreditar que eu posso sempre mais!

    ResponderExcluir
  3. Olhando assim,parece fácil, quem sabe um dia.

    ResponderExcluir
  4. Como sempre estimulando a galera a correr...ou voltar a correr, né? rsrsrs E o detalhe é que vc sempre sabe o limite de cada um...ótimo isso! Parabéns pelo percurso com Titia Lalá!
    Beijinhos

    Aninha

    ResponderExcluir
  5. Não é a toa que correr sempre é mais fácil quando desfrutamos de boa companhia. Cativou sua companheira a gostar da corrida. Agora queremos que você incentive Lalá para participar das corridas pelo Brasil. abçs
    Vicent Sobrinho

    ResponderExcluir
  6. Não sei se você é mais engraçado nas descrições...
    Ri demais, mas parabéns pela titia lalá, a corredora intermunicipal.

    ResponderExcluir
  7. Ola Pessoal!
    Realmente sinto muito prazer em incentivar as pessoas a se movimentarem. Procuro não forçar a barra. No fim só segue quem consegue sentir/aprender que o preço que se paga para entrar neste mundo (sair cedo da cama, ultrapassar a fase de adaptação, etc) é infinitamente menor do que recebemos em troca.
    Vicent,
    A Titia Lalá já tem algumas corridas pelo Brasil (e até fora Dele). Costumeiramente brinco com ela dizendo que o mal é que ela não gosta de repetir cidades...rs e aí acaba ficando longe das pistas mas tempo do que recomendável.
    Aninha,
    Anota aí em sua agenda. Dia 13/08, meia noite, Pedalada da Lua Cheia (Salvador/Guarajuba/Salvador) sei que vai ser tranquilo para você...rs.
    Obrigado pelos comentários.

    ResponderExcluir
  8. bem bolado e o carro ta onde kkkkkkkk

    ResponderExcluir